ES Pesca Esportiva
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

----- Robalo -----

Ir para baixo

-----  Robalo ----- Empty ----- Robalo -----

Mensagem  Admin Qui Dez 03, 2009 12:02 pm

-----  Robalo ----- Pescaria8of11-1

Nome Popular
Robalo , Camurim.

Nome Científico
Centropomus sp.

Família
Centropomidae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Descrição
Os robalos vivem preferencialmente em águas costeiras e estuarinas, podendo ser encontrados na parte alta dos rios. Alimentam-se principalmente de peixes e crustáceos. São considerados, em relação à carne, como peixes de ótima qualidade. Como características gerais podemos dizer que são peixes de corpo alongado, comprimido, com o perfil dorsal acentuado. Os dentes são pequenos e o pré-operculo com margem serreada. No Brasil são registradas 5 espécies: Centropomus undecimalis , Centropomus parallelus , Centropomus ensiferus , Centropomus pectinatus , Centropomus affinis.



Equipamentos
Equipamento do tipo médio; linhas de 17 a 20 lb; e anzol de nº 2/0 a n° 4/0 para pesca de fundo. Indispensável o uso de líder, já sua boca facilmente rompe a linha.

Iscas Artificiais
A pesca do robalo com isca artificial pode ser executada tanto na foz do rio, no mar, quanto na cabeceira, sendo que, na cabeceira e corpo do rio, observa-se mais a eficiência. As varas mais utilizadas são as de ação média e média pesada, linha de 0.33 a 0.37 mm com arranque de 0.40 a 0.43 mm. As iscas mais eficientes são as de meia água e de fundo ("Jigs, Plugs de superficie ou meia água"). Na foz do rio o arremesso deve ser executado em áreas de turbulência que fica sem ocorrência da maré. O robalo é um peixe carnívoro e predador que fica abrigado no meio de galhadas, troncos de árvores ou pedras a espera de sua presa, preferencialmente pequenos peixes e camarões. Utiliza tática de caça na margem com água clara e em movimento. Portanto, este é o ambiente ideal para a realização da pesca.


Dicas:
O robalo é um peixe que muda seu comportamento com muita facilidade. Algumas alterações ambientais podem interferir consideravelmente no seu comportamento como: ventos, movimento das marés, temperatura, transparência da água, materiais em suspensão, pressão atmosférica, chuva, luminosidade, etc.

Com a temperatura da água superior a 21 gráus centigrados torna-se ativo na superfície. Abaixo desta até aproximadamente 15 gráus CC, pode ser encontrado à meia água e fundo. Temperatura inferiores a 10 gráus CC geralmente é imprópria para o robalo.
A pressão atmosférica é fundamental para a sua pesca, onde o ideal vai entre 1015mb e 1017mb.

Fonte: Catalogo de Peixes e Seres da Costa Brasileira
http://www.cbpds.com.br/html//robalo2.html

Admin
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/12/2009
Localização : Vitória - ES

https://espescaesportiva.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos